21 Feb 2021

‘Os pacientes estão mais graves e nós, exaustos’, desabafa médico da linha de frente contra a Covid-19 em Salvador

‘Os pacientes estão mais graves e nós, exaustos’, desabafa médico da linha de frente contra a Covid-19 em Salvador Chegando ao terceiro dia seguido registrando recorde de pacientes internados em UTis Covid, a Bahia vive o momento mais crítico da pandemia até aqui. São 890 adultos e crianças em estado grave, ocupando leitos de terapia intensiva e pressionando ainda mais o sistema de saúde, com médicos tendo que trabalhar à exaustão para salvar o máximo de vidas possível.

Um desses heróis, na linha de frente do combate à doença desde o início da pandemia, é o médico Elmar Dourado, que neste domingo (21) viralizou nas redes sociais com um desabafo e, ao mesmo tempo, um apelo à população para que colaborem tomando as devidas precauções a fim de conter o avanço do vírus.
apelosss-alo-alo-bahia
Num vídeo, o médico, que trabalha no Samu da capital e atua também como coordenador médico do Gripário do bairro do Pau Miúdo, falou sobre o alto grau de estresse em que as equipes têm trabalhado.

“Venho em nome de todos os profissionais de saúde fazer um apelo à população. Estamos vivendo um dos piores momentos desde o início da pandemia. O número de casos vem aumentando, estamos com as unidades superlotadas, os pacientes estão mais graves e nós estamos exaustos, cansados. Portanto, a gente pede, faz um apelo à população: por favor, evite aglomerações, evitem sair de casa sem necessidade. Use máscara. Por favor, nos ajude”, pede Dourado, que também coordena a Unidade de Suporte Ventilatório inaugurada na sexta-feira (19) pela Prefeitura, equipada com 10 novos leitos de UTI Covid.

Somente nas últimas 24h, foram registradas 63 novas mortes por complicações da Covid-19 na Bahia. Diante do cenário de mais mortes, internações e contaminações, o governador Rui Costa anunciou, no final da tarde, a ampliação do toque de recolher no estado, que agora será das 20h às 5h, com exceção somente da região oeste. Bares devem fechar às 18h. Saiba mais detalhes clicando aqui.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

@elmardourado

Fotos: Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.