Organização Mundial da Saúde alerta para uso de adoçantes sem açúcar no controle de peso

redacao@aloalobahia.com

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira (15) uma nova diretriz sobre o uso de adoçantes sem açúcar. A entidade encontrou evidências de que esse tipo de produto não traz benefício a longo prazo quando o assunto é o controle do peso corporal, seja em adultos ou em crianças, pois o seu uso prolongado pode provocar efeitos como um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. A recomendação, no entanto, não vale para pessoas com quadro de diabetes pré-existente.

Os adoçantes sem açúcar mais comuns citados pela OMS são Acesulfame de Potássio; Aspartame; Advantame; Ciclamatos; Neotame; Sacarina; Sucralose; e Estévia e derivados de Estévia. A recomendação não se aplica a açúcar de baixa caloria e álcool de açúcar, como eritritol e xilitol, por exemplo. A organização sugere que as pessoas passem a consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas ou alimentos sem açúcar.
 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Gilaxia/Getty Images.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias