ONU aprova resolução que pede pausa em ataques para ajuda humanitária em Gaza

redacao@aloalobahia.com

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou, nesta quarta-feira (15), uma resolução que pede pausas imediatas e prolongadas nos conflitos entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. A medida tem como foco a libertação dos reféns, independentemente da origem, mantidos pelo grupo palestino e a garantia de "fornecimento contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais, incluindo água, eletricidade, combustível, alimentos e suprimentos médicos".

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

O texto solicita ainda reparações de emergência em infraestruturas essenciais em Gaza; evacuação de crianças doentes ou feridas, bem como de seus cuidadores; esforço nas ações de resgate de pessoas que desapareceram após edifícios do território palestino terem sido danificados e destruídos; além de acesso total das agências da ONU e de seus parceiros, como o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e outras organizações humanitárias imparciais ao local.

A resolução proposta por Malta e apoiada pelo Brasil e pelos demais membros não permanentes foi aprovada com 12 votos a favor. Estados Unidos, Reino Unido e Rússia optaram pela abstenção.

"O governo brasileiro recebe, com satisfação, a notícia da aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU, na tarde de hoje, da primeira resolução relativa à atual crise humanitária e de reféns na Faixa de Gaza, resultante do conflito entre Israel e o Hamas", diz a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.



* Por Marcele Neves. Foto: David Dee Delgado.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias