Ocupação cultural acontece neste final de semana no Pelourinho

redacao@aloalobahia.com

Desde sexta-feira (5), as ruas, vielas, ladeiras e largos do Pelourinho estão sendo palco de uma ocupação cultural, que tem como objetivo convocar baianos, baianas e turistas para viver e demonstrar todo o amor pelo coração do Centro Histórico. Além da forte campanha da Prefeitura em torno da região, o primeiro final de semana do ano marca o lançamento da campanha Amô pelo Pelô, do Governo do Estado da Bahia, que segue por todo Verão. Já no primeiro final de semana, a agenda teve Cortejo de Afoxés e terá samba de roda na rua e show de Afrocidade com participação de Lazzo Matumbi.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp


A programação cultural deste sábado (6) começa com uma roda de samba, às 18h, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, puxada pela banda Samba Trator. Na sequência, às 19h, o grupo O Pretinho se apresenta no Largo Pedro Archanjo. Às 20h, o ritmo dançante do Bitgaboott comanda o palco do Largo Tereza Batista. Já o Largo Quincas Berro D’Água recebe os shows da banda camaçariense Afrocidade com participação do cantor e compositor Lazzo Matumbi. A apresentação começa às 21h e a entrada é gratuita.

O Pelô da Bahia segue com apresentações gratuitas no domingo (7) para celebrar o Amô pelo Pelô. No Largo Pedro Archanjo, às 14h, acontece o show “Domingo com Samba” com grupo Partido Popular e a cantora e compositora Gabi Lins apresenta o show “Letra Música”, às 17h, no Largo Tereza Batista.

Sexta-feira 
O Cortejo de Afoxés reuniu mais de 30 grupos de afoxés em um grande desfile pelas ruas do Pelourinho, na sexta-feira (5). 
Este foi o primeiro cortejo da ação de salvaguarda dos desfiles de afoxés, que integra o projeto “Afoxé Cultural Ancestral”, importante iniciativa do Grêmio Comunitário Cultural Olorum Baba Mi para a preservação e reconhecimento cultural dos grupos, que tem apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

A caminhada saiu do Terreiro de Jesus e percorreu as ruas do Centro Histórico de Salvador. Por volta das 17h, o afoxé Filhos de Ghandy, o maior do Carnaval de Salvador, iniciou a caminhada até o Largo do Pelourinho, onde se concentrou, junto com outros afoxés, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Vestidos de azul e branco, meninos e adultos iniciaram a manifestação cultural que pedia por reconhecimento e preservação dos afoxés.

filhos de ghandy 1973851 article
O desfile de afoxés é reconhecido como patrimônio imaterial do Estado da Bahia, por meio do Decreto nº 12.484 de 2010. A importância histórica dessas manifestações culturais existentes há 138 anos é destaque na mostra no Solar Ferrão, que exibe adereços e indumentárias de valor cultural para os afoxés, representando a matriz africana e sua ancestralidade. Com acesso gratuito, os visitantes poderão contemplar as obras até o dia 21 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h, na Rua Gregório de Matos, n°45.

Ainda na sexta-feira, os Largos do Pelourinho receberam atrações diversas. Após show histórico de 30 anos, em 2022, o grupo de rock Cascadura voltou a se apresentar em Salvador, com o projeto “Juntos Somos Nós”, no Largo Quincas Berro D’Água. O Largo Tereza Batista recebeu a 2ª edição do Festival Lioness, evento de reggae com protagonismo feminino no palco e bastidores, com show das cantoras Danzi e Renata Bastos.

PROGRAMAÇÃO
 
  • Sábado (6)
Show “Sábado Black” com o grupo O Pretinho
19h, no Largo Pedro Archanjo
Gratuito

Roda de samba com Samba Trator
Em frente a Alaíde do Feijão
Gratuito

Show “Beco do Bit no Pelô” com Bitgaboott
20h, no Largo Tereza Batista
Gratuito

Afrocidade e Lazzo Matumbi
21h, no Largo Quincas Berro D’Água
Gratuito
 
  • Domingo (7)
Show “Domingo com Samba” com grupo Partido Popular
14h, no Largo Pedro Archanjo
Gratuito

Show “Letra Música” com a cantora Gabi Lins
17h, no Largo Tereza Batista
Gratuito


* Publicado por N.R. Fotos: Feijoa Almeida e Paula Fróes/CORREIO.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.​

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias