11 Sep 2023
Novo responsável pela reconstrução da Catedral de Notre-Dame de Paris é nomeado


A nomeação de Philippe Jost foi bem recebida pelas equipes de trabalho, que estão familiarizadas com seu ritmo e metodologia desde o incêndio que destruiu parte significativa da Catedral, em abril de 2019. Patrocinadores e fundações que estão contribuindo com a reconstrução também preferem que o trabalho siga a continuidade de Georgelin, com Jost à frente do estabelecimento público.

Braço direito de Georgelin nos últimos quatro anos, Jost é formado pela Escola Politécnica e pela Escola do Louvre e é engenheiro especializado em armamentos. Ele dedicou a maior parte de sua carreira profissional ao setor de Defesa, assumindo a direção geral dos armamentos em 1985 como engenheiro geral do armamento. Em seguida, ocupou vários cargos na direção das Forças Armadas até 2013. Em 2019, foi chamado pelo general Jean-Louis Georgelin para auxiliá-lo nos trabalhos de restauração da “joia gótica”.
Segundo o jornal Le Figaro, o Exército francês e o Arcebispo de Paris queriam outro militar para coordenar a reforma. No entanto, além da dificuldade de encontrar alguém com as características do general Georgelin, a entrada de um novo líder poderia atrasar os trabalhos de restauração, que estão em fase final. O prazo é que a obra fique pronta até o dia 8 de dezembro de 2024.
“Fui até o canteiro após a morte do general e senti uma unidade em torno de Philippe Jost, com cada um mostrando sua relação de confiança com ele”, disse a ministra da Cultura Rima Abdul Malak.
*Por N.R. Fotos: Shutterstock e Romaric Toussaint / Rebâtir Notre-Dame de Paris.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.