Novembro de 2023 é o 6º mês consecutivo a quebrar um recorde histórico de calor

redacao@aloalobahia.com

O mês de novembro de 2023 foi o sexto consecutivo de recordes de calor na Terra, segundo cientistas do observatório europeu Copernicus. Os meses têm sido os mais quentes desde junho e, por conta disso, este ano já é tido como o mais quente da história.

O último mês teve uma temperatura média do ar de superfície de 14,22°C, 0,85°C acima da média de novembro de 1991-2020 e 0,32°C acima do novembro mais quente anterior, em 2020. A temperatura média para o período de janeiro a novembro foi 0,13°C mais alta do que a média para o mesmo período em 2016, que era o ano mais quente registrado até agora.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

"As extraordinárias temperaturas globais de novembro, incluindo dois dias mais quentes do que 2ºC acima do período pré-industrial, significam que 2023 é o ano mais quente já registrado na história", sentenciou Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).

O anúncio sobre novembro se somou a uma lista de recordes globais relacionados às temperaturas, como o planeta ter registrado o mês de junho mais quente da história e a sequente quebra de recordes a cada mês até novembro. Além disso, pela primeira vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial. 

* Por José Mion, com informações do g1. Foto: AP Foto/Matt York via g1.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias