23 Jun 2023
Nordeste teve mais de 1 milhão de empresas inadimplentes em maio; Bahia lidera lista, diz Serasa

O Nordeste registrou mais de 1,1 milhão de empresas com contas atrasadas em maio e a Bahia lidera a lista com o maior número de companhias no vermelho. Os dados são do Indicador de Inadimplência das Empresas, da Serasa Experian. No estado baiano, mais de 340 mil se encontravam inadimplentes, seguido de Pernambuco, com 209 mil.
Em todo o país, foram mais de 6,48 milhões de empresas nessa situação, quase todas micro e pequenas empresas. Apesar disso, na análise nacional, houve uma queda de 28,8 mil companhias em relação a abril de 2023, mês em que um recorde de inadimplência foi registrado. A maioria das empresas negativadas eram do setor de “Serviços” (54%). A dívida total das empresas no Brasil é de R$ 93,5 bilhões.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “embora a taxa de juros do país ainda seja desafiadora às empresas, a desaceleração da crescente de inadimplência das companhias pode ser um sinal de reação mais positiva para o que virá nos próximos meses. Mas para que uma perspectiva melhor aconteça, de fato, é necessário que as organizações continuem vigilantes em relação à sua saúde financeira e à renegociação de dívidas”.
Três dos quatro estados do Sudeste apresentaram os maiores números de empresas inadimplentes, sendo, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já os quatro estados que menos registraram eram do Norte – Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. No ranking nacional de inadimplência, a Bahia ficou em 6º lugar.
*Por Hilza Cordeiro
Foto: Freepik
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.