Sefaz assume compromisso e implementará medidas em prol da agenda ESG

Os debates trazidos pelo II Fórum ESG Salvador serviram como mola propulsora para que a Secretária Municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victor, assinasse uma carta de compromisso que garante a implementação de medidas alinhadas com questões ambientais, sociais e de governança. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (31), último dos dois dias do evento realizado no Porto de Salvador. 

Entre os compromissos firmados pela Secretaria da Fazenda de Salvador estão: a criação de um Comitê de Ética, estruturação da área de compliance, implementação de um plano anual de Treinamento para promover conhecimento sobre ESG e a estruturação de um Mapa de Riscos. 

As medidas, que serão colocadas em prática ainda neste ano, alinham o órgão público com a sustentabilidade corporativa e transparência - princípios do ESG. A sigla, traduzida para o português, significa Ambiental, Social e Governança. 

“Viemos retomar o diálogo com a sociedade em relação aos compromissos da Sefaz com a agenda ESG. No ano passado, nós ampliamos ações de diversidade e diálogo com a ouvidoria e, agora, estamos assumindo o compromisso de realizar uma série de ações, como o treinamento de servidores e a revisão do nosso Código de Ética”, pontuou Giovanna Victor. 

Os pilares trazidos pela sigla ESG servem como indicadores de que um órgão público ou uma empresa privada é sustentável no seu caráter empresarial. Para isso, são necessárias ações que interferem positivamente na conduta corporativa, como práticas anticorrupção, transparência e auditorias. 


No palco, Giovanna entregou o documento assinado a Renata Correia, representante do jornal CORREIO, e a Rafael Freitas, representante do portal Alô Alô Bahia, idealizadores do evento. 
HrUu70g.md.jpg
Confira todos os compromissos assumidos pela Secretaria Municipal da Fazenda com a agenda ESG: 
  • Criação de um Comitê de Ética e elaboração de seu regimento interno, com o objetivo de fortalecer a governança e garantir conduta ética nas suas atividades
  • Estruturação da Área de Compliance na Sefaz, visando aprimorar controles internos e promover conformidade com a agenda ESG
  • Revisão do Código de Ética para os colaboradores da Sefaz
  • Implementação do plano anual de Treinamento direcionado a toda liderança e colabores da Sefaz, com o intuito de promover conhecimentos e habilidades nas áreas do ESG
  • Estabelecimento de um plano anual de Comunicação para disseminar informações, iniciativas e resultados no campo da agenda ESG 
  • Estruturação de Mapa de Riscos, com objetivo de instituir política e metodologia de avaliação de fornecedores e terceiros com os quais a Sefaz se relaciona, identificando aspectos críticos relacionados à sustentabilidade ambiental, social e de governança
O II Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES