29 Dec 2023
Nível de incerteza da economia no Brasil finaliza o ano em patamar favorável, aponta FGV

O indicador usa como componentes a frequência de notícias na impresa relacionadas à incerteza e também as previsões de analistas econômicos.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
“A queda do indicador de incerteza, em dezembro, foi influenciada majoritariamente pelo componente de Mídia, enquanto o componente de Expectativas, que mede a dispersão das previsões para algumas variáveis econômicas, subiu ligeiramente. O resultado é reflexo da combinação de um quadro econômico resiliente, apesar dos sinais de desaceleração, e de menores ruídos políticos e fiscais no país, para esse fim de ano”, afirma Anna Carolina Gouveia, economista da FGV IBRE.
"Ao longo de 2023, o [indicador] experimentou níveis mais favoráveis de incerteza, chegando a registrar os menores níveis dos últimos quatro a cinco anos. Para 2024, ainda há espaço para a queda da incerteza que dependerá, não só da continuidade de resultados positivos para a economia, mas do diálogo colaborativo e produtivo entre os diferentes setores", completa Gouveia.
O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 108,2 pontos, contribuindo negativamente com 3,5 pontos para a evolução do índice agregado. O componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, subiu 0,4 ponto, para 99,2 pontos, contribuindo de forma modesta e positiva com 0,1 ponto para o IIE-Br.
Confira a íntegra do documento aqui
Publicado por Hilza Cordeiro | Foto: Bia Santana/Pexels
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.