Neurocientista Sidarta Ribeiro trará sua bagagem de capoeirista para evento em Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

A faceta de capoeirista do professor, biólogo e neurocientista brasiliense Sidarta Ribeiro, considerado um dos cientistas mais influentes do país, faz dele um dos convidados da mesa de abertura do 5º Rede Capoeira, que será realizado em Salvador entre os dias 24 e 27 de janeiro. O evento gratuito fomenta e valoriza a expressão cultural e esporte afro-brasileiro por meio de atividades culturais, rodas de conversa e diálogo entre mestres e praticantes.

Esta edição contará com a presença de 14 mestres brasileiros octogenários, que estão entre os mais importantes do mundo. Durante a programação do encontro, eles serão homenageados e reconhecidos como heróis populares, detentores de conhecimentos determinantes para a preservação e propagação da capoeira como elemento da cultura afro-brasileira, agregador de arte e veículo de divulgação da língua portuguesa.

JxOrp9a.md.jpg João Grande e Mestre Sabiá, idealizador da Rede Capoeira

“Fiquei muito feliz e honrado quando recebi o convite do Mestre Sabiá para participar dessa homenagem a esses grandes mestres da capoeira mundial, tendo à frente o mestre João Grande. Tive a incrível sorte de poder conviver com esse ser humano extraordinário, um exemplo de resistência, superação e propagação do que tem de melhor na cultura afro-indígena desenvolvida no Brasil, que é a capoeira, no caso dele a Capoeira Angola. Esse encontro em Salvador no final de janeiro vai ser lindo e emocionante”, diz Sidarta Ribeiro, que é formado pelo Grupo Capoeira Brasil (GCB) e discípulo do Mestre Caxias e Mestre Paulinho Sabiá.

O 5º Rede Capoeira vai acontecer em espaços como Mercado Modelo, Espaço Cultural da Barroquinha e Praça da Cruz Caída, numa realização do Projeto Mandinga – Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura, produção da Pau Viola e apoio da Prefeitura de Salvador.
JxOrb8g.md.jpg
Mestre Pelé da Bomba será um dos homenageados no Rede Capoeira

Fotos: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias