Neojiba recebe jovens ucranianas em ação de ajuda humanitária e troca musical

redacao@aloalobahia.com

Cerca de dez mil quilômetros separam a Ucrânia da Bahia, onde estão as musicistas ucranianas Maria Sorokina, 16 anos, Vladyslava Danyliuk, 20, e Olesia Matei, 27. As jovens tiveram suas trajetórias de vida interrompidas pela guerra com a Rússia. Longe da família e dos amigos, as artistas foram recebidas pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba)  para que elas possam se reorganizar pessoal, emocional e profissionalmente.
VwTKYX.md.jpg
As musicistas receberam vistos de acesso, recursos para moradia, transporte, refeição, hospedagem, e ajuda social e psicológica. A expectativa do Neojiba é abrigar 10 artistas em Salvador por pelo menos seis meses. 
VwTJBp.md.jpg
O maestro Ricardo Castro, idealizador do programa humanitário, explica que a iniciativa surgiu do fato do Neojiba ser uma instituição internacional. “A gente já tem uma ligação com os outros países, eu estava na Europa no momento em que a guerra foi declarada. E, obviamente, o programa surgiu de uma preocupação nossa em acolher, em utilizar nossa capacidade de integração, trazendo esses jovens da Ucrânia para cá. E a gente acredita realmente que a música tem esse potencial único de integrar e promover a paz”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Leia mais notícias na aba Notas

Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias