Navio-escola da Armada Argentina atraca em Salvador e poderá ser visitado; saiba quando

O Navio-Escola ARA Libertad, da Armada Argentina (o ramo naval das Forças Armadas do país vizinho, equivalente à nossa Marinha), atracou às 11h desta terça-feira (6) no Porto de Salvador, onde já pode ser admirado por quem passa pela região do Comércio e de diversos pontos da Cidade Alta. 

Quem quiser conhecer ainda de mais perto a belíssima embarcação terá uma chance, nesta quinta-feira (8), quando o equipamento ficará aberto para visitação pública, com entrada gratuita, das 10h às 17h, segundo informações do Comando do 2⁰ Distrito Naval.

A fragata ARA Libertad é um navio de instrução que partiu recentemente para sua 51ª Viagem de Treinamento do Posto Naval de Buenos Aires. O navio que está sob o comando do capitão Gonzalo Horacio Nieto, planejou várias atividades na capital baiana, incluindo, além da visita de moradores e turistas, a ida a bordo de representantes do governo brasileiro, autoridades militares e funcionários da embaixada.

O objetivo da viagem, segundo a Armada Argentina, é trocar experiências, fomentar laços de amizade e companheirismo entre marinheiros, tripulantes e aspirantes. Na programação, ainda consta uma visita à Base Naval de Aratu, onde os visitantes prestarão homenagens aos heróis navais da Marinha do Brasil.

O ARA Libertad fez sua primeira viagem em maio de 1963 e já em 1966 obteve o recorde mundial de velocidade na travessia do Oceano Atlântico. 

A fragata, que possui três mastros, tem 104 metros de comprimento, 14,3 metros de boca, com uma superfície total de 2.652 m² de velas, 3.635 toneladas de deslocamento a plena carga.

Ao longo de quase cinco décadas, visitou 69 países, 167 portos e entrou 650 vezes em portos estrangeiros. Na manhã de sexta-feira (9), levanta âncora na Bahia e segue para Trinidad e Tobago, país no Caribe, para continuar com o seu itinerário.

Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Ascom/Marinha do Brasil.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias