12 Dec 2023
Não é de praia? 5 passeios culturais e gastronômicos para fazer neste Verão em Salvador

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A influenciadora e consultora de moda e imagem Kika Maia — do perfil @kikamaiaplus — compartilhou cinco dos seus lugares preferidos para curtir o Verão na capital baiana. "Sou urbana em uma cidade praiana. Posso indicar alguns passeios para os que não são de praia!", afirma.

1 • Museu de Arte Contemporânea da Bahia


"Outro dia fui no MAC, sentei no banco debaixo de uma árvore centenária e fiquei observando o movimento. Depois fui no Preta Café Bistrô e me deliciei com um dos seus sanduíches. Vou repetir! Amei!", indica Kika.


Onde fica: Rua da Graça, 284 - Graça;
Funcionamento: De terça a sábado, da 10h às 22h. Domingo e feriados, das 8h às 20h.
2 • Museu de Arte Moderna da Bahia

O MAM-BA está localizado no Complexo Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVIII, às margens da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, que abriga também o Cine MAM, o Café do MAM e o píer onde são realizados eventos e pessoas se reúnem para apreciar pôr do sol. Seu acervo é constituído por pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri, entre outros.

"Amo ver o por do sol após a visita em uma das exposições. Me deixa conectada com a cultura local e a brisa da Baía de Todos-os-Santos", comenta Kika.


Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h.
3 • Santo Antônio Além do Carmo

Ainda para ver o por do sol da Baía de Todos-os-Santos, a influenciadora ama frequentar o comércio do Santo Antônio Além do Carmo, um dos bairros mais antigos de Salvador. "Não tenho um preferido, saio passeando. Chego cedo, almoço em um dos restaurantes, vejo o pôr do sol da praça, ou de um café, e finalizo gargalhando em um dos bares", diz Kika.



- Kika Maia no Café e Cana (R. do Carmo, 25)
Onde fica: Centro Histórico de Salvador.
4 • Djalma's Drinks


O bar foi fundado em 1988 pelo casal Maria de Souza Andrade Barreto e Dijalma Nunes Barreto Júnior. Apesar dele já ter falecido, a tradição permanece viva ao longo de 34 anos de história. O ambiente traz um clima descontraído, bem ventilado, ideal para passar o tempo com amigos e curtir uma música ao vivo às sextas-feiras.
Entre os pratos mais pedidos estão a salada de siri; o siri-mole à milanesa e o camarão abafado. O Djalma’s também tem refeições como a tradicional carne do sol; camarão; e mariscada.

Onde fica: Rua Minas Gerais, 352 — Pituba;
Funcionamento: De terça a sábado, das 11h às 23h. Domingo, das 11h às 18h.
5 • Circuito de Cinema Saladearte

Se o calor bater forte, um cineminha pode ser uma opção interessante. "Confesso que vezes apelo para o ar-condicionado do cinema. Corro para uma das salas do Circuito Saladearte. É uma das programações que gosto de fazer sozinha", diz Kika.
Funcionando há 23 anos, os cinemas apresentam uma grade cultural intensa, de integração com a cena cultural local e de uma programação diferenciada, com filmes baianos, nacionais e internacionais (iranianos, japoneses, coreanos e de vários outros países).
Além disso, o Circuito também inclui na sua grade fixa sessões especiais com rodas de conversa e uma programação especialmente pensada para crianças, sejam elas pequenininhas, com filmes dublados, ou maiores, com legendas criteriosamente trabalhadas para facilitar a leitura.

Onde fica: Cinema do Museu (Museu Geológico, Corredor da Vitória); CineMAM (Museu de Arte Moderna); Cinema da UFBA (PAC, no Canela); e Paseo Itaigara (Shopping Paseo);
Funcionamento: De acordo com a programação no site.
Fotos: Reprodução/Kika Maia, Divulgação, Carlos Santiago/@myphantomtoy, Geraldo Moniz, Lazaro Menezes, @douglastourinho e Ajmcbarreto/Mapcarta.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.