12 Dec 2023
Não é de praia? 5 passeios culturais e gastronômicos para fazer neste Verão em Salvador
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A influenciadora e consultora de moda e imagem Kika Maia — do perfil @kikamaiaplus — compartilhou cinco dos seus lugares preferidos para curtir o Verão na capital baiana. "Sou urbana em uma cidade praiana. Posso indicar alguns passeios para os que não são de praia!", afirma.
Kika costuma curtir passeios culturais, incluindo parques, praças, museus e mais. "Como não sou de pisar os pés na areia, busco lugares com sombra e água fresca". Anota aí!1 • Museu de Arte Contemporânea da Bahia
Aberto em setembro, o MAC Bahia promete bombar neste Verão que se aproxima. Instalado no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, local que já foi sede da Secretaria Estadual de Educação, Museu Rodin na Bahia, e onde antes funcionava o Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador, a edificação, tombada pelo IPAC desde 1986, passou por inúmeras intervenções para se tornar um museu, e, agora, foi mais uma vez readequado para receber obras e projetos de arte contemporânea. 
"Outro dia fui no MAC, sentei no banco debaixo de uma árvore centenária e fiquei observando o movimento. Depois fui no Preta Café Bistrô e me deliciei com um dos seus sanduíches. Vou repetir! Amei!", indica Kika.


Onde fica: Rua da Graça, 284 - Graça;
Funcionamento: De terça a sábado, da 10h às 22h. Domingo e feriados, das 8h às 20h.
2 • Museu de Arte Moderna da Bahia

O MAM-BA está localizado no Complexo Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVIII, às margens da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, que abriga também o Cine MAM, o Café do MAM e o píer onde são realizados eventos e pessoas se reúnem para apreciar pôr do sol. Seu acervo é constituído por pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri, entre outros.

"Amo ver o por do sol após a visita em uma das exposições. Me deixa conectada com a cultura local e a brisa da Baía de Todos-os-Santos", comenta Kika.

Onde fica: Avenida Lafayete Coutinho, s/n — Comércio;Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h.
3 • Santo Antônio Além do Carmo

Ainda para ver o por do sol da Baía de Todos-os-Santos, a influenciadora ama frequentar o comércio do Santo Antônio Além do Carmo, um dos bairros mais antigos de Salvador. "Não tenho um preferido, saio passeando. Chego cedo, almoço em um dos restaurantes, vejo o pôr do sol da praça, ou de um café, e finalizo gargalhando em um dos bares", diz Kika.


- Kika Maia no Café e Cana (R. do Carmo, 25)
Onde fica: Centro Histórico de Salvador.
4 • Djalma's Drinks
Para Kika Maia, Verão combina com caranguejo. "É uma programação que costumo fazer na manhã de domingo. Meu escolhido normalmente é o Djalma Drink’s", indica a baiana. 
O bar foi fundado em 1988 pelo casal Maria de Souza Andrade Barreto e Dijalma Nunes Barreto Júnior. Apesar dele já ter falecido, a tradição permanece viva ao longo de 34 anos de história. O ambiente traz um clima descontraído, bem ventilado, ideal para passar o tempo com amigos e curtir uma música ao vivo às sextas-feiras.
Entre os pratos mais pedidos estão a salada de siri; o siri-mole à milanesa e o camarão abafado. O Djalma’s também tem refeições como a tradicional carne do sol; camarão; e mariscada.

Onde fica: Rua Minas Gerais, 352 — Pituba;
Funcionamento: De terça a sábado, das 11h às 23h. Domingo, das 11h às 18h.
5 • Circuito de Cinema Saladearte

Se o calor bater forte, um cineminha pode ser uma opção interessante. "Confesso que vezes apelo para o ar-condicionado do cinema. Corro para uma das salas do Circuito Saladearte. É uma das programações que gosto de fazer sozinha", diz Kika.
Funcionando há 23 anos, os cinemas apresentam uma grade cultural intensa, de integração com a cena cultural local e de uma programação diferenciada, com filmes baianos, nacionais e internacionais (iranianos, japoneses, coreanos e de vários outros países).
Além disso, o Circuito também inclui na sua grade fixa sessões especiais com rodas de conversa e uma programação especialmente pensada para crianças, sejam elas pequenininhas, com filmes dublados, ou maiores, com legendas criteriosamente trabalhadas para facilitar a leitura.

Onde fica: Cinema do Museu (Museu Geológico, Corredor da Vitória); CineMAM (Museu de Arte Moderna); Cinema da UFBA (PAC, no Canela); e Paseo Itaigara (Shopping Paseo);
Funcionamento: De acordo com a programação no site.
Fotos: Reprodução/Kika Maia, Divulgação, Carlos Santiago/@myphantomtoy, Geraldo Moniz, Lazaro Menezes, @douglastourinho e Ajmcbarreto/Mapcarta.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.



