19 Sep 2023
Na Bahia, número de motoristas autuados por embriaguez aumentou quase 30% em um ano

Dos flagrados este ano, quando a Lei Seca completou 15 anos, 85 foram encaminhados à Delegacia de Polícia. Eles responderão criminalmente, em função do índice verificado no bafômetro, igual ou superior a 0,34mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões).
Crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool pode ter pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão da habilitação, se o teor do teste for igual ou superior ao mencionado.
A multa para qualquer índice positivo de embriaguez, inferior ou superior aos 0,34mg/l, além da recusa ao teste, é de R$ 2.934,70 e o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. No caso de motoristas reincidentes em 12 meses, o valor dobra.
"É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis", alerta a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que celebra a Semana Nacional de Trânsito até a segunda-feira (25), com atividades educativas e de fiscalização intensificadas em todo o País. A campanha tem como tema "No trânsito, escolha a vida" e espera combater a embriaguez ao volante, com presença constante nas rodovias e em pontos estudados previamente.
* Por José Mion, com informações do Correio. Foto: Divulgação/PRF
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.