Museu na Bahia recebe visitantes para acompanhar último eclipse solar do ano

redacao@aloalobahia.com

Este sábado (14) será marcado por um eclipse solar anular. Diferente da sua última ocorrência, em junho de 2021, o fenômeno cósmico será visível no Brasil. Alguns estados, principalmente os do Nordeste, terão maior parte da cobertura do sol visível.

O Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, receberá visitantes que queiram acompanhar o fenômeno astronômico ao vivo, com imagens em alta qualidade da cúpula do planetário, a partir das 15h. A entrada é gratuita.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Na Bahia, será possível visualizar o eclipse. Em Salvador, o fenômeno deve começar às 15h33 e terá seu máximo 16h48. O pôr do sol deve ocorrer às 17h31. De acordo com a Agência Tatu, esse será o eclipse com melhor visibilidade do Nordeste nas próximas décadas. O próximo fenômeno similar só ocorrerá em 2 de outubro de 2024.

O fenômeno acontece quando a lua se alinha entre a terra e o sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o sol. Como a sombra da lua não cobre totalmente o sol, cria-se um "anel de fogo" no céu. A expectativa é que cerca de 70% do sol seja ocultado pela Lua.

Atenção: não olhe diretamente para o sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do sol. Não se deve usar placas de raio-X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

Publicado por Kirk Moreno, com informações do G1 Bahia. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias