Movimento pede tombamento das obras do artista plástico Juarez Paraiso

redacao@aloalobahia.com

Intelectuais, amigos e admiradores de Juarez Paraiso, considerado um dos principais artistas plásticos da Bahia, se uniram em uma campanha para reivindicar o tombamento das obras do baiano. O restaurador José Dirson Argolo, que participa da iniciativa, conta que o grupo está recolhendo assinaturas através do site www.change.org/p/tombar-as-obras-do-artista-plástico-juarez-paraiso e que a ideia será apresentada ao Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador.

Integram ainda o grupo de trabalho a artista Marcia Magno, ex-diretora da Escola de Belas Artes e esposa de Juarez; os restauradores Waldemar Silvestre e Angelica Borges; a gestora cultural Angela Andrade; e o publicitário João Silva, também responsável pela comunicação e criação da marca do projeto, cuja meta é alcançar 10 mil assinaturas. 

Além de Salvador, a campanha conta com mobilizações também no interior do estado, nas cidades de Cachoeira, Jequié e Vitória da Conquista. “Juarez é um dos mais importantes artistas modernos e contemporâneos da Bahia, e suas obras estão em sua quase totalidade na cidade do Salvador, mas infelizmente muitas delas vem sendo destruídas ao longo dos anos por não terem nenhuma proteção legal, como aconteceu no Cine Tupi e no calçadão da Praça da Sé. A lei de tombamento protege a obra do artista e garante sua preservação para a posteridade”, afirma Dilson.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Marina Silva.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias