Mostra na CAIXA Cultural promove mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e Brasil

redacao@aloalobahia.com

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir desta terça-feira (19), a exposição "Mamáfrica – Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba". A mostra reúne 80 obras que exploram diversas técnicas de pintura, objetos e instalação, produzidas por 68 artistas, sendo 23 cubanos e 45 brasileiros de 10 estados. 

Realizada pelo Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf e Casa Hum, a exposição permanece em cartaz até 26 de novembro, promovendo um mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e Brasil, países que conviveram com a escravidão e sentem o reflexo desse período até hoje.

A mostra busca ampliar a compreensão da diversidade cultural presente em ambas as nações, utilizando a arte naif como ponto de partida, com obras que convidam o público a explorar a narrativa ancestral que continua a moldar a identidade dessas nações.

A curadoria da mostra é de Oscar D'Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Humberto Macêdo e Shirlene Pérola Negra, quarteto que garantiu a inclusão de artistas com representatividade de diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, incluindo matrizes africanas, além de ampla participação de mulheres.

A visitação é gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30.

* Por José Mion. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias