19 Mar 2024
Morre o escritor e empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
"Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências", diz a nota.
Filho de pais judeus alemães, Pedro Herz nasceu em São Paulo, no dia 28 de maio de 1940. Em 1947, a sua mãe, Eva Herz, criou a Biblioteca Circulante, serviço de empréstimo de livros que funcionava na casa da família e que, em 1969, se transformou definitivamente em Livraria Cultura. Em 2001, Herz assumiu definitivamente a empresa, sendo um dos grandes responsáveis por comandar a expansão e transformar a Cultura em uma das principais redes de livrarias do país.
A Cultura chegou a ter 18 lojas em diversas capitais e um catálogo de nove milhões de livros, porém, enfrentou uma forte crise e, em 2018, entrou com pedido de recuperação judicial. No ano passado, teve a falência decretada e revertida duas vezes. Em fevereiro deste ano, a Justiça negou os recursos da empresa e autorizou a ordem de despejo da loja do Conjunto Nacional.
A trajetória de Pedro Herz está registrada na autobiografia "O livreiro", escrita em parceria com a jornalista Laura Greenhalgh e lançada em 2017.
* Por Luana Veiga. Foto: Sérgio Zacchi.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.