Morre cantora baiana Cyva, do Quarteto em Cy, aos 85 anos

A cantora Cyva Leite, do Quarteto em Cy, morreu aos 85 anos de idade, neste domingo (22). A morte foi anunciada pelas redes sociais do grupo vocal. O grupo era formado pelas irmãs Cybele, Cynara, Cyva e Cylene, todas baianas da cidade de Ibirataia.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

“É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, em todas as formações. Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta!”.
 
JKYBZDg.md.png
Cyva, de vermelho

Originalmente conhecido como As Baianinhas, o grupo já tinha adotado o nome de Quarteto em Cy quando estreou no Rio de Janeiro, em 1964, em uma boate do Beco das Garrafas, em Copacabana, na época reduto da bossa nova e da música popular brasileira (MPB).

Filha dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, Paloma Amado compartilhou algumas memórias sobre Cyva e lamentou a perda da cantora, que foi sua professora de Português.

"Acabo de saber pela televisão da morte de Cyva Leite. Minha querida professora de Português, que virou líder do Quarteto em Cy e nossa amiga do cora;áo para sempre. Fui atrás do meu álbum de recordações de 1963, quando mudei para a Bahia. Ali estava ela, com sua palavra sempre querida. Estou morrendo de tristeza. Meu abraço mais solidário para toda a família", escreveu Paloma.
 
Em abril deste ano, morreu a cantora Cynara, aos 78 anos de idade, que estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. A cantora Cybele morreu em agosto de 2014, aos 74 anos de idade, vítima de isquemia pulmonar, em casa, quando se recuperava de uma pneumonia.

Publicado por H.C., texto de Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil  | Foto: Wikipedia e Marcelo Cabanas

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias