4 Aug 2023
Monumento de Mãe Stella de Oxóssi ganha data de reinauguração; Confira

O gestor da FGM detalhou que a cerimônia de reinauguração do monumento será às 09h e contará com os alabês do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro de Mãe Stella. A data escolhida aproveita a programação da Flipelô, que será realizada entre os dias 9 a 13 deste mês, no Pelourinho. Este ano, o evento literário homenageia a líder religiosa.

A réplica que substituirá a escultura na entrada do bairro Stella Maris levará assinatura dos irmãos André e Gustavo Moreno. Juntos, eles comandam o ateliê do pai, o escultor Tatti Moreno, que morreu em julho do ano passado e foi criador do monumento original.

Ato de vandalismo
A prefeitura de Salvador removeu para reparos a escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que ficava na avenida que leva o nome da yalorixá, em Salvador, em dezembro do ano passado. A imagem foi vandalizada durante a madrugada do dia 4.
A estrutura, que tem duas esculturas, havia sido instalada e inaugurada em abril de 2019. A obra, criada pelo escultor Tatti Moreno – que morreu em julho de 2022 – é formada por uma imagem de Mãe Stella, que tem dois metros de altura, seguida da estátua de Oxóssi tem 6,5 metros.
A religiosa, que morreu em dezembro de 2018, foi uma das principais yalorixás do país e grande conhecedora dos cultos e tradições do Candomblé. Oxóssi era o orixá de cabeça de Mãe Stella.

Fotos: Principal: Reprodução/TV Bahia; Irmãos André e Gustavo Moreno: Divulgação; Demais internas: Antonello Veneri.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.