Ministro Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria do STF para 11 de abril

redacao@aloalobahia.com

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski anunciou que antecipará sua aposentadoria para 11 de abril. O anúncio foi feito após a sessão desta quinta-feira (30), a última que ele participou.

Lewandowski foi nomeado em 2006, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e seria aposentado compulsoriamente em 11 de maio, ao completar 75 anos, idade limite para permanência no cargo. A formalização da antecipação da aposentadoria foi solicitada à presidente do STF, Rosa Weber. 

Durante entrevista, Lewandowski disse que a decisão foi motivada por questões pessoais. “Essa antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, disse. 

Com isso, Lula deverá indicar um novo ministro para o Supremo. Antes da posse, o ocupante da nova cadeira deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e votação no plenário da Casa.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias