Ministro da Justiça desembarca em Salvador para anunciar investimentos em segurança pública

redacao@aloalobahia.com

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), desembarca em Salvador nesta quinta-feira (5) para anunciar novos investimentos na área da segurança pública do estado. A Bahia vive um momento de crise e passou a recebe apoio do governo federal para combater o avanço das facções criminosas em cidades baianas. As informações e os investimentos serão detalhados em coletiva de imprensa, realizada na sede da Superintendência Polícia Federal, na capital baiana, às 14h.

Dino participará da inauguração de obras na Sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Salvador; da entrega simbólica da delegacia da PF em Vitória da Conquista; da assinatura de Termo de Autorização para implantação da Delegacia da PF em Feira de Santana; e da assinatura para criar uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) em Ilhéus.

Nesta semana, o ministro assinou duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia, que receberá R$ 20 milhões em recursos federais adicionais do Fundo de Segurança Pública (FNSP) a serem investidos na segurança pública do estado. De acordo com o ministério, o dinheiro poderá ser aplicado na manutenção, compra de viaturas, equipamentos de inteligência e armas não letais.

Dados do levantamento do Instituto Fogo Cruzado, que faz o mapeamento de registros de violência armada em cidades do país, tanto Salvador quanto a Região Metropolitana da cidade (RMS) registraram mais que o triplo de mortes em confrontos com policiais do que Rio de Janeiro e Recife juntos durante o mês de setembro. De acordo com o instituto, neste período, 177 pessoas foram baleadas na Bahia, 137 morreram e 40 ficaram feridas.  

*Publicado por Matheus Simoni. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.


NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias