Ministra Margareth Menezes assume temporariamente a presidência do Mercosul Cultural

redacao@aloalobahia.com

Em cerimônia simbólica na Argentina na sexta-feira (2), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assumiu a presidência pro tempore do Mercosul Cultural, instância que reúne os ministros da Cultura do bloco econômico formado por países da América do Sul. A cada semestre, um país diferente assume a presidência da instância. O Brasil assume a função a partir de julho de 2023. 

A passagem do bastão foi feita pelo ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, durante a 54ª reunião de ministros da Cultura do Mercosul. A cerimônia contou com a presença dos ministros do Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Peru.  

Margareth Menezes ressaltou que há assuntos transversais aos países do Mercosul, como direitos autorais, a luta contra a discriminação racial, política públicas de livros e leitura, do audiovisual, das relações tecnológicas, especialmente visando um campo de relação mais potente no vetor da economia da cultura.

"O Brasil terá todo apoio para dar continuidade às tarefas que temos realizado. Acreditamos profundamente no destino comum de nossa América, como dizia José Martí, e acreditamos nos laços de fraternidade, sob uma perspectiva cultural. Essa ideia fundamental foi manifestada por vários na reunião, e eu, é claro, me uno a ela, na construção da cultura, da democracia e da cultura da paz na região", afirmou o ministro Tristán Bauer. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Divulgação/Governo Federal

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias