Ministério da Cultura lança prêmio literário exclusivo para mulheres

redacao@aloalobahia.com

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (5), o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023. O edital prevê a seleção de 40 obras escritas exclusivamente por mulheres, com premiação total de R$ 2 milhões. Parte das obras selecionadas serão de autoria de mulheres negras, autoras indígenas, quilombolas, ciganas e com deficiência.  Os gêneros literários aceitos serão conto, crônica, romance, quadrinho e roteiro de teatro. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 12 de abril e 10 de junho, através do site do Ministério da Cultura.

"Quando reverenciamos a memória de Carolina Maria de Jesus, estamos dando um passo para o futuro, para a construção de um país com mais civilidade", afirmou a ministra da cultura Margareth Menezes durante a cerimônia de lançamento do prêmio.

O prêmio é uma ação da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura e tem o intuito de fomentar atividades relacionadas à promoção da literatura brasileira produzida por mulheres. Valorizar autoras nacionais e dar visibilidade a obras inéditas também estão entre os objetivos do edital. 


 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias