México deixará de exigir visto de brasileiros, diz ministro das Relações Exteriores

redacao@aloalobahia.com

Em agosto do ano passado, o governo mexicano passou a exigir visto físico para turistas brasileiros. Com isso, o fluxo do público nacional para o destino caiu em 60%. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou na quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, que o México voltará atrás e vai novamente isentar os viajantes daqui da exigência do visto.

Vieira afirmou que conversou pessoalmente com os chanceleres do México e do Japão sobre o fim da exigência. A decisão dos países é favorável aos brasileiros, segundo o ministro. Além disso, os viajantes destes dois países também terão isenção garantida aqui, como contrapartida.

“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação. Vão ser suspensos também, sempre provocado pela exigência de reciprocidade, os vistos dos brasileiros que viajam ao México”, afirmou Mauro.

Japão

A novidade foi revelada uma semana depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunir com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em visita ao Japão. Na reunião, Fumio disse que o seu Japão vai começar os procedimentos para isentar vistos de curta duração para brasileiros que visitam o país.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Alexandre Schimmeck.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias