Colégio Anchietinha apresenta projeto pedagógico em que a criança é sujeito da aprendizagem

redacao@aloalobahia.com

É na infância que o ser humano vive um dos momentos de maior aprendizagem. Atitudes simples como ir ao banheiro, amarrar os sapatos, aprender uma atividade nova e até mesmo segurar uma colher são ações inéditas nesta fase em que a criança aprende muito reagindo aos estímulos que recebe.

Texturas, cores, palavras e brincadeiras compõem o rol de novidades e descobertas que, juntas, vão construindo o conhecimento na cabeça dos pequenos. Nos Colégios Anchietinha Aquarius e Bela Vista, em Salvador, o currículo pedagógico da Educação Infantil foi especialmente desenvolvido para que as crianças sejam estimuladas a buscar o conhecimento e a viver experiências que as formarão sujeitos capazes de enfrentar a realidade com mais propriedade.
bVxbZN.md.jpg
A educadora Gabriela Sá, vice-diretora no Anchietinha Bela Vista, explica que as crianças percebem o mundo e o sentem de forma diferente do adulto. Desta forma, é necessário priorizar a formação da criança como um "ser sendo", considerando as suas peculiaridades, a sua forma de aprender, os seus estágios de desenvolvimento e o seu lado afetivo, psicomotor e cognitivo. "Enfatizamos bastante a importância do papel da ludicidade e da brincadeira na constituição infantil. As crianças necessitam brincar, fantasiar para compreender o mundo, ou seja, experimentar o mundo real e as relações contraditórias que presenciam através do simbólico", explica Gabriela. 
bVxFLP.md.jpg

Prática educativa Trabalhar com projetos viabiliza uma prática educativa dinâmica e contextualizada, colocando a criança como sujeito da aprendizagem e favorecendo a conquista da autonomia e da autodisciplina. Nessa perspectiva, os alunos aprendem a "fazer fazendo", errando, acertando, pesquisando, trocando ideias e intervindo.

"O centro da ação pedagógica não é meramente o cognitivo, trabalhamos competências e habilidades, estimulando cada criança a se constituir como pessoa plena no sentido de aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver", avalia a diretora do Anchietinha Aquarius, Virgínia Lucas.
bVzIcu.md.jpg
O Colégio apresenta um projeto pedagógico multidisciplinar que entrelaça a vida cotidiana, o brincar e a forma como as crianças descobrem e interpretam o mundo. Através de projetos como “Trilha do brincar”, "Traços, sons, cores e formas", "Valorizando nossa cultura", "Funny day" e outras propostas lúdicas, as crianças são estimuladas a promover a formação cidadã, que educa indivíduos para serem atuantes na sociedade, possibilitando a aprendizagem por meio de experiências de investigação e exploração.  O trabalho realizado nas instituições tem refletido no olhar das famílias que confiam nas propostas de ensino da instituição. "Recebemos feedbacks positivos das famílias em relação ao trabalho que realizamos. São familiares que buscam a escola por indicação de outros pais, que têm o Anchietinha como referência de uma proposta de excelência, e ficam encantados com o trabalho desenvolvido, percebendo que as crianças aprendem, se desenvolvem e são respeitadas", pontua Gabriela.
bVx5Bt.md.jpg
Central de Atendimento

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00, sábado, das 7h00 às 12h00.
(71) 2107-9000
anchieta@anchietaba.com.br

Leia mais notícias na aba Notas. 


 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias