Metade das competências profissionais serão irrelevantes em 2025, diz estudo

redacao@aloalobahia.com

Uma pesquisa recente revela que executivos acreditam que quase metade (49%) das competências da força de trabalho hoje não serão relevantes daqui a dois anos, graças à inteligência artificial, e muito disso inclui suas próprias habilidades. O estudo foi divulgado pela edX, uma plataforma americana de educação online fundada pelas universidades Harvard e MIT, que entrevistou 800 executivos e 800 funcionários de empresas.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Ainda que identificar a escassez de competências na força de trabalho não seja um resultado surpreendente vindo de uma plataforma educacional, o curto período de tempo citado chama a atenção. No mesmo estudo, quase a mesma proporção (47%), acredita que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho.

Os executivos que participaram da pesquisa estimam que, nos próximos cinco anos, as empresas em que trabalham vão eliminar mais da metade (56%) das funções de profissionais de nível inicial devido à inteligência artificial. Além disso, 79% dos executivos preveem que os empregos dessas pessoas deixarão de existir, à medida que a IA cria um conjunto totalmente novo de funções para os que entram no mercado de trabalho.

Mas os trabalhadores em nível inicial não serão os únicos afetados: 56% dos profissionais em cargos de gestão afirmam que as suas próprias funções serão “totalmente” ou “parcialmente” substituídas pela IA.

Publicado por H.C., com informações da Forbes | Foto: Freepik

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias