Marinha vai abrir dois navios para visitação pública gratuita no domingo (10)

redacao@aloalobahia.com

A Marinha do Brasil vai liberar, no próximo domingo (10), uma visitação pública gratuita a dois de seus navios sediados em Salvador: o Navio-varredor "Araçatuba" e o Navio-patrulha "Guaratuba". O acesso será pelo Terminal Contermas, no Porto de Salvador e a visitação ocorrerá das 9h às 16h. O evento faz parte das comemorações do Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Saiba mais sobre cada navio:

Navio-varredor Araçatuba
Possui 47,5 metros de comprimento e alcança uma velocidade máxima de 24 nós, o equivalente a 44 km/h. Possui como armamento 1 canhão Bofors L/70 de 40 mm e possui equipamentos para realizar varredura mecânica, magnética, acústica e combinada (dois tipos). O navio tem capacidade para uma tripulação de 36 homens, sendo 4 oficiais e 32 praças.

De acordo com o site da Marinha do Brasil, os navios-varredores são responsáveis pelas operações destinadas a manter livres, da ameaça de minas, as linhas do tráfego marítimo ao longo do nosso litoral, as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataforma nacionais, bem como as possíveis áreas de operações das Forças Navais.

Navio-patrulha Guaratuba
Possui 46,5 metros de comprimento e alcança máxima mantida de 22 nós, o equivalente a 40km/h. Possui como armamentos 1 canhão Bofors L/70 de 40 mm e 2 metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1 de 20mm. Dispõe de equipamentos como 1 lancha de casco semi-rigido (RHIB), com capacidade para 10 homens e 1 bote inflável para seis homens, usados para salvamentos e abordagens. Um guindaste eletro-hidráulico com capacidade para 620kg.

O navio comporta uma tripulação total de 29 homens, sendo 4 oficiais e 25 praças. A embarcação recebeu o Prêmio Navio de Socorro do Ano 2017 por ter se destacado como o melhor navio de socorro e salvamento da Marinha do Brasil. Em 2023, o navio foi usado para rebocar um veleiro suspeito de tráfico internacional de drogas, contendo mais de 2 toneladas de haxixe.

Publicado por Hilza Cordeiro | Fotos: Marinha do Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias