Margareth Menezes presenteia ministro da Cultura dos Emirados Árabes com guitarra baiana

redacao@aloalobahia.com

Num ato simbólico durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP 28, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregou uma guitarra baiana ao ministro da Cultura e Juventude dos Emirados Árabes, o Xeique Salem bin Khalid Al Qassimi. “Essa guitarra foi construída lá na Bahia e essa é uma guitarra de celebração, pelos 45 anos de sua criação”, disse. 

A ministra participou do lançamento do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura (GFCBCA), que será copresidido entre Brasil e Emirados Árabes Unidos.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A guitarra baiana

O instrumento foi um experimento dos irmãos Dodô e Osmar e revolucionou a música baiana. A ideia era ter um instrumento elétrico a partir do cavaquinho e bandolim, ambos objetos acústicos. O protótipo criado por eles no início da década de 1940 ficou conhecido como pau elétrico ou cavaquinho elétrico. Hoje, a guitarra baiana pode ter versões de quatro, cinco ou seis cordas.

Publicado por Hilza Cordeiro | Foto: Governo Federal
 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias