15 Sep 2023
Semana da Primavera de Museus: MAM tem atrações que destacam diversidade e inclusão

No MAM Bahia, a programação começa na terça-feira (19) com duas sessões diárias no Cine MAM (Circuito Cinema Saladearte) exibindo filmes que dialogam com a temática da Semana da Primavera. Excepcionalmente, no caso destes filmes, será cobrado ingresso a preço popular de R$ 5. Confira programação, dias e horários no site http://saladearte.art.br/, via whatsapp (71) 98199-2833 e direct do instagram @saladearte_oficial.
Nos dias 22, 23 e 24, sempre às 17h, acontece no Espaço das Arcadas/MAM a experiência cenicamente ‘Museu do Que Somos’, que questiona a memória e as narrativas cis-heteronormativas. A performance é criada junto com o público, buscando respostas às perguntas levantadas nos contextos de sexualidade, territórios, raça e sorologias.
No dia 24, às 14h, será realizada ainda a ‘Vibra Dança’ com Alex Gurunga. A oficina propõe o encontro entre as pessoas surdas e as ondas sonoras (vibrações) da musicalidade/instrumentos das religiões de matriz africana.
No mesmo dia, a partir das 15h, acontece o lançamento de livro ‘Os Sons de Esperança’ no Pátio da Mangueira/MAM com a escritora baiana e deficiente auditiva, Eliana Oubiña, além de ilustrações de Ana Dias Monteiro e edição da Editora Pé de Pitanga. O evento terá as participações especiais do grupo musical do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e da Companhia de Dança de Sinha Guimarães.
Exposições
A Semana da Primavera no MAM tem ainda cinco exposições simultâneas e gratuitas, com visitação de terça-feira ao domingo, das 10h às 18h. No espaço expositivo do Casarão está a exposição ‘Legado: Mario Caravo Jr. – 100 Anos'. A Capela abriga a mostra 'Entreatos III - Fotografias', que reúne 62 fotos de vários fotógrafos brasileiros e estrangeiros – a maioria baianos ou com ligação com a Bahia – pertencentes ao acervo do próprio museu.
Na Galeria 3/MAM está em cartaz a exposição 'Entreatos II - Frans Krajcberg Novas Aquisições', que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg (1921-2017).
Enquanto no Espaço Lina está a Coleção de Arte Popular que depois de seis décadas voltou ao seu local original, o MAM, relembrando a ideia de Lina Bo Bardi de que havia a necessidade de um museu de arte popular na Bahia. Nas Oficinas do MAM está uma exposição de alunos dos cursos de Xilogravura e Pintura.
O MAM continua com o Visitas Guiadas com agendamento pelo endereço educativo@ipac.ba.gov.br. Mais informações: (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h).
O Museu de Arte Moderna da Bahia funciona de terça-feira a domingo, de 10h às 18h, na Av. Lafayete Coutinho, em Salvador. Mais informações pelo www.mam.ba.gov.br.
Fotos: Geraldo Moniz.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.