MAM-BA reúne cinco exposições simultâneas nesta semana; confira a programação

redacao@aloalobahia.com

A partir desta terça-feira (25) até domingo (30), o Museu de Arte Moderna da Bahia oferece cinco exposições simultâneas para o público. A visitação é gratuita e pode ser feita das 13h às 18h. 

A programação traz como um dos destaques a ‘Coleção Rubem Valentim’, com 20 esculturas e 10 relevos do artista, incluindo o conjunto ‘Templo de Oxalá’, considerado a mais emblemática realização da carreira de Valentim. Com 200 m² de área, o espaço tem ainda vitrines com documentos originais do artista. Nascido no ano da Semana de Arte Moderna de 1922, quando se queria entender a arte brasileira, segundo especialistas, Valentim foi o primeiro a propor um diálogo entre o abstracionismo e a cultura negra do país.

No espaço expositivo da Capela, o público pode conferir a mostra ‘Agnaldo Manuel dos Santos – a conquista da Modernidade’, com cerca de 50 peças representando orixás, santos, ex-votos, carrancas e figuras humanas, sob curadoria da historiadora da arte Juliana Bevilacqua. 
Já no primeiro piso do Casarão, está a exposição ‘UANGA’, que celebra os quase 60 anos de carreira do artista baiano J. Cunha. 

Espaço Lina e Galeria 3

No Espaço Lina, localizado no piso inferior do museu, está aberta a ‘Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi’. Depois de 60 anos e como ação de redemocratização e compromisso histórico, essa Coleção voltou ao seu local de origem, o Solar do Unhão, quando a primeira diretora do MAM, Lina Bo Bardi, fazia exposições com esse acervo na Bahia e São Paulo. Formada na totalidade por cerca de mil peças de arte popular nordestina, a coleção é integrada por carrancas do Rio São Francisco, ex-votos, imaginária, esculturas em cerâmica, além de utensílios domésticos e objetos recicláveis de uso diário.

Na Galeria 3, com entrada pelo Pátio do Flamboyant ou Pátio Pôr do Sol, é onde se realiza o Programa de Residência Artística do MAM, que atualmente está com o coletivo de arte MUSAS e que, nesta semana, convidou o coletivo feminino @pixamina, ambos com atividades de artes visuais e música. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias