Mais de 150 escolas públicas serão beneficiadas com geração de energia solar na Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com investimento de cerca de R$ 200 milhões, o fornecimento de energia elétrica de 156 escolas de tempo integral da rede estadual de ensino de diferentes regiões da Bahia passará a ser feito por meio de placas solares fotovoltaicas. A ação é fruto da uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura e de Educação e está na etapa de chamamento público, em que as empresas do setor energético interessadas podem participar enviando as propostas. A próxima fase da licitação será a abertura dos envelopes, em 13 de julho deste ano.

“Com a assinatura da ordem de serviço, a previsão é que a instalação das placas solares nas escolas públicas ocorra dentro do prazo de até 24 meses”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura da Bahia. Nesta primeira fase do projeto, a potência total instalada será de 47.000 kWp na capacidade máxima de atendimento para gerar energia elétrica nos mais de 150 colégios de tempo integral no estado.

“É importante ressaltar que a questão da sustentabilidade ambiental também faz parte da formação dos estudantes da nossa rede”, pontua a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro.
 
Hivkvzg.md.jpg


Além do benefício financeiro, com a redução de custos na conta de luz, a implantação de placas solares nas escolas públicas também traz vantagens para o meio ambiente. O aproveitamento de energia a partir de fonte sustentável e limpa contribui com a sustentabilidade ambiental. As empresas contratadas irão elaborar o projeto e implantar as placas solares na modalidade geração distribuída, que é a produção para o consumo próprio, com a finalidade do atendimento com energia elétrica aos colégios estaduais.




* Por Luana Veiga. Foto: Mateus Pereira/GOVBA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias