30 Sep 2023
Mais de 10 mil filhotes de tartaruga nasceram em praias do sul da Bahia entre 2022 e 2023, aponta monitoramento
A estimativa de filhotes nascidos nesta temporada é menor que a última. Entre 2021 e 2022, foram contabilizados cerca de 14 mil nascimentos na região. Apesar do número menor, a diferença é considerada dentro da expectativa para o período reprodutivo.
O número de filhotes registrados nesta temporada corresponde a três espécies de tartaruga marinha: cabeçuda, oliva e verde. A maior quantidade dos filhotes foi de tartarugas-cabeçuda, seguido das olivas, espécies que estão na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção.
Ao todo, mais de 18 mil ovos foram colocados no sul da Bahia neste ano, mas nem todas as tartarugas sobreviveram. Essa diferença entre o número de ovos colocados e o de nascimento se dá por dificuldades naturais, perdas ocasionadas pela maré e por predadores, por exemplo.
*Publicado por Kirk Moreno, com informações do G1 Bahia. Foto: Ambipar Response.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.