14 Apr 2023
Maior concurso de cosplay do mundo, WCS faz seletiva em Salvador neste domingo (16)

Criado para celebrar a cultura pop japonesa por meio da arte do cosplay, o concurso tem mais de 50 nações participando da competição e disputando o título de melhores do mundo. Na capital baiana, o evento será realizado no Shopping Paralela, a partir das 14h.
Dois dos participantes já confirmados são os defensores dos personagens Poderosodinho e Papelão, heróis genuinamente baianos interpretados por Elianderson Sidrônio e Elvis (foto). “É muito bom poder desfilar e se divertir com o herói que você gosta. Se nós passarmos por essa seletiva, vamos a São Paulo e, ganhando, vamos para o Japão para a final”, contou Sidrônio ao Alô Alô Bahia.
Ele é o criador da saga dos Guardiões Salvadores, e já registrou mais de 300 heróis e 50 vilões. Dessa vez, irá interpretar a si mesmo na seletiva do WCS. “Lembra quando o Charles Chaplin interpretou ele mesmo e ficou em terceiro numa apresentação? E quando Arnold Schwarzenegger participou de um cosplay de Conan, o Bárbaro, e ficou em segundo? Agora é minha vez de ver em que colocação ficaremos, eu mesmo me interpretando”, brinca o ‘Stan Lee de Paripe’, como foi apelidado na Coluna Baianidades, do Jornal Correio.
Dinâmica
O WCS envolve usar os trajes dos personagens e interpretá-los em uma cena de até 2 minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido. Tudo isso é planejado e construído pela dupla de competidores com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.
Os interessados em participar podem fazer as inscrições na página oficial do evento, onde está também o regulamento.
Os vencedores das finais nacionais serão consagrados com o título de campeões nacionais e terão sua ida com tudo pago à sede do WCS, em Nagoia, no Japão, além de faturarem R$ 3.500 de premiação, ficando ainda com a missão de carregar o nome do Brasil contra duplas estrangeiras em busca do título mundial.
O Brasil é um dos países a se consagrar campeão mais vezes no World Cosplay Summit, tendo alcançado três títulos mundiais nos anos de 2006 (estreia), 2008 e 2011.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Divulgação.