Maior cidade de madeira do mundo começará a ser construída em 2025; saiba onde

redacao@aloalobahia.com

A Suécia apresentará em breve o "maior projeto de construção urbana em madeira do mundo", em Estocolmo, segundo anúncio da incorporadora imobiliária Atrium Ljungberg. O projeto da "Stockholm Wood City" (Cidade de Madeira de Estocolmo) contará com 7 mil escritórios e 2 mil unidades residenciais em mais de 250 mil m².

Uma "mistura de locais de trabalho, moradia, restaurantes e lojas", a cidade custará cerca de US$ 1,4 bilhão, de acordo com a revista The Economist. O projeto será assinado pelos escritórios de arquitetura White Arkitekter e Henning Larsen e deve começar a ser construído em 2025, com previsão de conclusão em 10 anos.

O uso de madeira na construção urbana tem sido bem visto, em função das emissões de carbono significativamente menores do que os materiais de construção convencionais. Atualmente, a indústria da construção civil é responsável por quase 40% das emissões globais e estudos recentes revelaram que a troca de aço e concreto por madeira maciça pode reduzir essas emissões associadas à fabricação, transporte e instalação de materiais de construção em até 26,5%.
 
HLfR207.md.jpg
Por conta disso, edifícios construídos à base de compósitos de madeira vêm ganhando força em todo o mundo. Cidades como Cingapura já contam com um prédio universitário feito quase que 100% de madeira e a Noruega tem um arranha-céu de mais de 85 mil metros de altura, a estrutura de madeira mais alta do mundo.

Apesar dos benefícios, especialistas apontam para riscos de segurança, principalmente de incêndios. Segundo estes, a falta de clareza em relação às normas de segurança é um ponto de discórdia. De acordo com Annica Ånäs, CEO da Atrium Ljungberg, no entanto, o projeto atende aos "mesmos requisitos de alta segurança que todas as outras construções" e a madeira utilizada é "especificamente projetada para sua finalidade".

* Por José Mion. Fotos: Atrium Ljungberg/White Arkitekter.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias