Mãe Stella de Oxóssi será homenageada com exposição a céu aberto inédita em Salvador

A ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, grande homenageada da Festa Literária Internacional do Pelourinho, ganha uma exposição a céu aberto no Centro Histórico de Salvador. A mostra reúne 30 imagens  inéditas do fotógrafo e vídeo-documentarista italiano Antonello Veneri, que ficarão expostas pelas ruas do Pelourinho durante os cinco dias da festa literária. 

“Em 2013 fiz um vídeo-documentário sobre Mãe Stella, ‘Folhas EnCantadas’, e nasceu uma linda amizade. Nos encontrávamos com frequência, falávamos de tudo e durante estas tardes nasceram também as fotografias (...) São retratos de vida cotidiana que saem do clichê da pose hierática e da distância. O nome de iniciada de Mãe Stella dentro do candomblé é Odé Kayodê, ‘caçador de alegria’. Percorremos o caminho desta alegria profunda, uma alegria espiritual.  Mãe Stella foi inovadora também nisso”, conta Antonello Veneri.  
 
HtF5RI4.md.jpg


Quanto ao fato de ser uma exposição a céu aberto, fora do tradicional espaço dos museus, Antonello Veneri intuiu ser mais impactante. “Homenagear e fazer uma exposição sobre Mãe Stella no Pelourinho tem um valor simbólico grande. E uma exposição a céu aberto e do ponto de vista visual vai ser impactante. Terão muitas fotos de Mãe Stella suspensas e voando em cima das nossas cabeças”, destaca.
 
HtF5l49.md.jpg


Com uma programação repleta de palestras, shows, debates e ações especiais, a Festa Literária Internacional do Pelourinho acontece entre os dias 9 e 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador.



* Por Luana Veiga. Foto: Antonello Veneri .

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias