Macron diz que União Europeia vai encerrar negociações com o Mercosul; saiba detalhes

redacao@aloalobahia.com

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse à Comissão Europeia que é “impossível” concluir as negociações para um acordo de livre comércio com o Mercosul e exigiu que elas fossem encerradas.

O Itamaraty informou no início da tarde desta segunda-feira (29) que não foi comunicado sobre o tema.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp


Segundo um comunicado divulgado pelo governo francês, negociadores europeus já foram instruídos a comunicar aos seus pares sul-americanos que as tratativas seriam, de fato, encerradas.

Durante o Fórum Econômico Mundial, em janeiro deste ano, Macron já havia dito que não aprovava o acordo da maneira que estava colocado. “Olha, eu venho dizendo que, de qualquer maneira, eu não sou a favor do acordo da forma como ele está sobre a mesa, sou a favor das cláusulas-espelho”, disse o presidente francês à CNN.

Já o primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, declarou na última sexta-feira (26) que o país não aprovará o acordo entre União Europeia e Mercosul. A decisão foi considerada uma tentativa de apaziguar a tensão com os agricultores do país, que protestam há duas semanas pela queda nos preços dos alimentos.

* Por Antonio Dilson Neto | Foto: Reprodução

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias