Lula não vai à posse de Javier Milei na Argentina; Bolsonaro irá com comitiva

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, não irão à posse de Javier Milei como presidente da Argentina, no próximo domingo (10). A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que irá a Buenos Aires com sua comitiva, reforçando fora do país o cenário polarizado da política nacional. Bolsonaro viajará com os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Ronaldo Caiado (Goiás) e Jorginho Mello (Santa Catarina), além da ex-primeira-dama Michelle e dois dos filhos, Flávio e Eduardo.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

O ex-presidente, mesmo sem restrições para sair do país, informou, nesta terça-feira (5), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que se ausentará do Brasil de 7 a 11 de dezembro, inclusive encaminhando cópia das passagens aéreas e do itinerário na Argentina, afirmando estar "comprometido com a Justiça e suas obrigações legais".

Esta será a primeira vez que Lula não prestigia a posse de um líder argentino enquanto presidente. Em seus dois primeiros mandatos, ele participou das posses de Néstor Kirchner, em 2003, e Cristina Kirchner, em 2007. Já Bolsonaro não foi à posse de Alberto Fernández, enviando o Hamilton Mourão como representante.

* Por José Mion, com informações do Estadão. Foto: Ricardo Stuckert e Agustin Marcarian/Reuters.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias