Lula determina GLO para usar militares em portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro; entenda

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a garantia da Lei e da Ordem em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, com duração até maio de 2024. A medida foi assinada nesta quarta-feira (1º), via decreto, e abrange os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP), além dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Militares das Forças Armadas atuarão nesses locais, garantindo uma operação integrada de combate ao crime organizado. 

Ainda de acordo com Lula, haverá um comitê de acompanhamento integrado das ações de segurança coordenado pelo ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio. Os dois ministérios vão apresentar um plano de modernização de atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Exército, Aeronáutica e Marinha "visando melhorar a atuação em portos, aeroportos e fronteiras". Ao todo, 3.700 homens farão a operação. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

O governo informou que a GLO não será necessária em faixas de fronteira do Brasil com outros países. Nesses locais, o Exército e a Aeronáutica fortalecerão as ações, com ênfase no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e a Marinha ampliará a atuação na Baía de Guanabara; na Baía de Sepetiba; nos acessos marítimos ao Porto de Santos e no Lago de Itaipu. 

“A situação se tornou muito grave e estamos tomando uma decisão para que o governo federal participe ativamente, com todo o potencial que ele tem, para ajudar os governos dos Estados e o próprio Brasil a se livrar do crime organizado”, afirmou Lula em cerimônia de assinatura do ato no Palácio do Planalto.

* Por Matheus Simoni. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias