1 Nov 2023
Lula determina GLO para usar militares em portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro; entenda

Ainda de acordo com Lula, haverá um comitê de acompanhamento integrado das ações de segurança coordenado pelo ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio. Os dois ministérios vão apresentar um plano de modernização de atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Exército, Aeronáutica e Marinha "visando melhorar a atuação em portos, aeroportos e fronteiras". Ao todo, 3.700 homens farão a operação.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
O governo informou que a GLO não será necessária em faixas de fronteira do Brasil com outros países. Nesses locais, o Exército e a Aeronáutica fortalecerão as ações, com ênfase no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e a Marinha ampliará a atuação na Baía de Guanabara; na Baía de Sepetiba; nos acessos marítimos ao Porto de Santos e no Lago de Itaipu.
“A situação se tornou muito grave e estamos tomando uma decisão para que o governo federal participe ativamente, com todo o potencial que ele tem, para ajudar os governos dos Estados e o próprio Brasil a se livrar do crime organizado”, afirmou Lula em cerimônia de assinatura do ato no Palácio do Planalto.
* Por Matheus Simoni. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.