Lula anuncia 100 novos institutos federais até 2026 e Bahia será principal beneficiada no Nordeste; saiba onde

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (12), a construção de 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que estarão espalhados por todo o país. A Bahia será o estado mais beneficiado do Nordeste, com oito novas unidades. Ao todo, os novos institutos irão abrir mais 140 mil vagas no Brasil, a maior parte em cursos técnicos.

As unidades baianas serão instaladas em Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso.
 
JWYD7Fn.md.png
As novas obras terão o investimento de R$2,5 bilhões por meio do Novo PAC. O governo vai investir também R$ 1,4 bilhão para melhorias nas unidades já existente. Durante a cerimônia, Lula afirmou que quer tentar chegar a marca de mil Institutos Federais no país.

Distribuição pelo Brasil

O Nordeste será a região com o maior número de novos Institutos Federais no momento, recebendo 38 campi. Em seguida, está o sudeste, com 27 novos campi; o Sul, com 13; Norte, com 12; e Centro-Oeste, com 10.

Entre os estados, São Paulo será o com mais municípios beneficiados, com 12 cidades atendidas. Minas Gerais e Bahia terão oito municípios atendidos. Na sequência, aparecem Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, com seis, e Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, com cinco.

Atualmente, são 682 unidades de IFs no Brasil e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs. 

Publicado por Hilza Cordeiro. Fotos: Agência Brasil e IFBA
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias