4 Nov 2023
Luísa Sonza fala pela primeira vez sobre caso de racismo: "Me arrependo profundamente"

"Tive muita dificuldade de entender no começo por ser uma pessoa branca e não viver isso na pele. Cometi esse erro e me arrependo profundamente. Óbvio que não foi uma coisa intencional, mas a gente comete isso diariamente. É um racismo estrutural, mas a estrutura é feita por nós", declarou a artista.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Na ocasião, Luísa comentou ainda que as cobranças que recebeu por um posicionamento sobre o caso a fizeram entender a gravidade do ocorrido. "Foi só assim que eu comecei a entender a minha responsabilidade", disse a cantora, que afirmou ter buscado aprender sobre o assunto com personalidades como Negro Zezé e Maíra Azevedo, além de ter buscado referências em livros de autores como Djamila Ribeiro e Silvio de Almeida.
Entenda o caso
A advogada Isabel Macedo processou Luísa Sonza por racismo em 2020, em decorrência de um episódio ocorrido em 2018. De acordo com o relato de Isabel, Luísa havia batido em seu ombro para pedir um copo d'água a ela durante uma festa em Fernando de Noronha.
"Era meu aniversário, e eu tinha viajado sozinha. Estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso, parei atrás da Luísa. No evento, tinha vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: 'Pega um copo d'água pra mim?'. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou 'Você não trabalha aqui?'", relatou a advogada em entrevista ao site Notícia Preta. Em seguida, ela questionou Luísa por achar que estava trabalhando na festa. A cantora rebateu dizendo que "não era o que ela estava pensando".
Após a repercussão, a cantora usou as redes sociais para fazer uma retratação e informar que iria solicitar uma audiência especial para acatar o valor pedido pela autora do processo. "Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor, como sempre tentei fazer todas as vezes que alguma coisa aconteceu comigo, publicamente ou não", escreveu.
* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.