Livro sobre África de escritora radicada na Bahia ganha selo concedido pela Unesco e PUC-Rio

redacao@aloalobahia.com

O livro “Quanta África tem no dia de alguém”, de autoria da escritora paulistana radicada na Bahia, Renata Fernandes, foi um dos 55 contemplados na categoria "Selo Seleção" (por valor literário, estético e editorial) em prêmio "Selo Cátedra 10", referente ao ano de 2022.

A premiação é concedida pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. O livro infantil/juvenil, da Editora Ciranda Cultural, é iluistrado por Fernanda Rodrigues e tem prefácio escrito por Margareth Menezes. Confira:

“Renata e Fernanda, autora e ilustradora, fizeram um arerê bonito! Com brincadeira e descontração, desvendam para as crianças, de forma muito lúdica, como são tantas e bonitas as palavras africanas que compõem a nossa língua e, principalmente, dão foco às sonoridades das palavras, identificando a qual idioma ou dialeto africano cada uma delas está ligada. É muito divertido percorrer as páginas seguindo o movimento das frases, dos desenhos e das cores do ritmo da sonoridade das palavras. Fica mais gostoso estudar quando se fala a mesma língua das crianças, e este livro é uma delícia. A poesia é a forma mais rápida de despertara atenção e a memória e, assim, fixar o aprendizado com ternura e arte! Parabéns, Renata, pela obra e pela proposta de ensinar às crianças. Boa leitura a todos!”
 
Hvcdyv9.md.webp
Selo Cátedra

O selo é atribuído pelo chamado Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ), composto por pesquisadores e especialistas na área da literatura infantil e juvenil, e que tem como marca a diversidade de áreas de trabalho de seus participantes. Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Emanuel Bulos/Divulgação

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias