12 Mar 2024
Livro-manifesto 'Modativismo' marca estreia de Carol Barreto como escritora

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O lançamento chega às lojas físicas a partir do dia 26 de março e, em quatro capítulos enxutos, escritos em tom confessional, aborda questões que giram em torno de conceitos como cultura e moda afro-brasileira, jogando luz sobre práticas do mercado nacional e apontando como a moda se impõe historicamente como instrumento de exclusão e produção de estereótipos.
Ao longo da obra, que ganhará lançamentos presenciais entre abril e maio, em Salvador, Recife, Santo Amaro - sua terra natal - e São Paulo, está presente a trajetória do movimento "Modativismo" e seu papel no enfrentamento ao racismo estrutural por meio da criação artística.
"O que quero provocar é a construção de uma moda que não seja valorada apenas pela sua materialidade - na produção de vestuário e seu comércio -, mas pelo legado imaterial e, como consequência, pelo seu potencial de transformação social", reflete Carol, que reserva o protagonismo para mulheres negras envolvidas no processos criativos da moda, sejam estilistas ou profissionais de costura, posicionando as intelectualidades mental e manual no mesmo patamar de relevância.
Esse viés feminista e antirracista que a autora traz para as páginas do livro são marcas registradas de seus 20 anos de atuação profissional, que incluem experiências como artista visual, designer de moda autoral e como professora doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.
O livro - R$ 49,90 e R$ 29,90 (e-book) - já está disponível em todas as livrarias on-line e chega às lojas físicas a partir de 26 de março.
* Por José Mion. Fotos: Ana Reis.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.