Lírios! Morre o músico João Donato, aos 88 anos

redacao@aloalobahia.com

O pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor João Donato faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do artista de 88 anos, natural de Rio Branco, no Acre.

A causa da morte teria sido uma série de problemas de saúde, incluindo uma infecção pulmonar que ele teve recentemente.

O músico iniciou sua carreira profissional em 1949, como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional. Com o grupo, gravou canções como “Brejeiro” (Ernesto Nazareth) e “Feliz Aniversário” (Altamiro Carrilho e Ari Duarte).

Reconhecido nacional e internacionalmente, principalmente com seu piano, trabalhou, ao longo da carreira com artistas como Elizeth Cardoso, Chet Baker e Bud Shank.

Nos Estados Unidos, morou durante 13 anos, na década de 1950. Lá, ficou connhecido pela incorporação da musicalidade afro-cubana ao jazz, paixão que manteve na sua volta ao Brasil. Como arranjador, participou de discos de grandes nomes da MPB como Gal Costa e Gilberto Gil.

* Por José Mion. Foto: Cristina Granato.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias