Lírios! Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

redacao@aloalobahia.com

Faleceu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian, considerada um dos grandes nome da dramaturgia brasileira. Diagnosticada com câncer no pulmão em outubro do ano passado, a artista estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Um dos seus últimos trabalhos na TV foi no especial de fim de ano Globo "Juntos a Magia Acontece", exibido em dezembro de 2019, como a personagem Dona Rosa. No ano anterior, ela fez ainda uma participação especial em Malhação: Vidas Brasileiras. 

Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se encantou pelo mundo das artes ainda quando criança, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, ela estreou na televisão em 1965, na extinta TV Tupi. Ao longo dos seus mais de 60 anos de carreira, foram mais de 28 novelas, incluindo títulos como O Primeiro Amor, Rainha da Sucata, Elas por Elas, Ti Ti Ti, Coração Alado, Locomotivas, Que Rei Sou Eu, A Próxima Vítima, Saramandaia, Da Cor do Pecado, Cheias de Charme, Passione, Geração Brasil, entre outras, além de diversas minisséries, seriados e especiais. Além disso, também foi destaque no humorístico Sai de Baixo, como a personagem Cassandra. 

No teatro, participou de espetáculos encenados pelo Teatro Brasileiro de Comédia, incluindo 'Os Ossos do Barão', de Jorge Andrade, em 1963, e integrou o elenco da primeira montagem no Brasil do musical 'Hair', em 1969.Também atuou em montagens consagradas como 'Oh, que Delícia de Guerra' e 'Boa Noite, Mãe', ambas com direção de Ademar Guerra; 'O Tempo e os Conways', dirigida por Eduardo Tolentino; e 'Clarice, um Coração Selvagem'.


Entre os famosos que lamentaram a perda, está o ator e diretor Miguel Falabella, grande parceiro de trabalho e amigo de longa data de Aracy. Em uma emocionante publicação nas redes sociais, ele exaltou a atriz: "Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu (...) Te amo para sempre. Até um dia!", declarou.
 


Em homenagem à atriz, a TV Globo exibe nesta segunda-feira (7), na Sessão da Tarde, “Sai de Baixo – O filme”. As homenagens também acontecerão durante o Criança Esperança e o Conversa com Bial, que reexibirá entrevista feita com a atriz.

* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução/Globo.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias