9 Oct 2023
Lendo a Bahia: Projeto faz videoresenhas de livros escritos por autores negros e indígenas baianos

Idealizado pela escritora, poetisa e professora, Lorena Ribeiro, o projeto nasceu a partir do Clube de Leitura Lendo a Bahia, que, desde 2021, promove encontros online e presenciais para fortalecer o intercâmbio entre autores baianos e disseminar suas obras. O clube de leitura integra o macroprojeto Passos entre Linhas, que nasceu em 2016 com o objetivo de divulgar literatura, sobretudo, nacional e produzida por autores e autoras negras, além de promover o incentivo à visitação de espaços culturais em Salvador.
Identidade, pertencimento e ancestralidade são temas comuns às obras que serão representadas nos vídeos-resenha. São elas: “Tecendo histórias do meu lugar” (2022), de Ane Kethleen Pataxó; “Os Afrofuturistas – o ataque dos Kips” (2023), de Marcelo Lima; “O divertido glossário da Jana” (2023), de Lorena Ribeiro; “Estados Unidos da África” (2023), de Anderson Shon e Daniel Cesart; “Alice e o enigma do Ouruvaia” (2023), de Helena Nascimento; e “O que falam as águas?” (2022), de Ezequiel Vitor Tuxá.
Nos vídeos, Lorena apresenta um resumo das narrativas e suas impressões sobre cada produção literária, trazendo associações das obras com espaços culturais de Salvador e Lauro de Freitas. Além das resenhas, a escritora também promove contações de histórias e lives de sprints de leitura - evento online de leitura conjunta com momentos de pausas para interação e discussão por meio de chat ao vivo. As lives acontecem semanalmente e a obra será escolhida no início da transmissão, através de votação do público.
Ainda com foco em facilitar o acesso de obras literárias para jovens baianos, o projeto vai doar 10 exemplares de cada livro resenhado, totalizando 60 livros, para escolas e bibliotecas públicas e comunitárias do estado. A seleção das instituições acontecerá por chamada pública em novembro.
Publicado por H.C. | Foto: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.