18 Oct 2023
Juliette e Duda Beat se pronunciam nas redes sociais após acusação de plágio em campanha publicitária

As polêmicas surgiram com a divulgação da canção "Magia Amarela", gravada para uma campanha da marca Bauducco na terça-feira (17). Evandro Fióti, irmão e produtor de Emicida, acusou Juliette e Duda Beat de plagiarem o projeto AmarElo, lançado pelo rapper em 2019. Nas redes sociais, internautas comentaram semelhanças não creditadas entre os trabalhos como o cenário fotográfico e a fonte da arte de divulgação.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Após a repercussão negativa, a Bauducco cancelou a campanha publicitária com as duas cantoras. No comunicado, a empresa afirma que a música e a campanha foram "concebidas para celebrar o amarelo, icônico e característico de sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.
Sobre a participação de Juliette e Duda, a empresa disse que "É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha".
No início da tarde de quarta-feira (18), a equipe de Duda Beat publicou uma nota nas redes sociais que dizia que Duda foi contratada pela Bauducco através da Agência Galeria para a campanha 'Magia Amarela', mas que não teve envolvimento criativo da cantora pernambucana "na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário".
A nota, que foi apagada algumas horas depois, dizia ainda que a cantora identificou semelhanças com a música de Emicida, além de afirmar que Felipe Vassão, um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo, estava “citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial”.
A equipe da cantora Juliette, também nas redes sociais, emitiu um comunicado em que afirma estar "em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos":

Leia abaixo a nota completa de Duda Beat:
"A artista Duda Beat foi contratada pela marca Bauducco, através da Agencia Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérpretes da canção 'Magia Amarela' ao lado de Juliette. No entanto, viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário.
Quando recebeu a letra da música para gravar, Duda e equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, de Emicida e Lab Fantasma. Porém, desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de "Magia Amarela").
A exclusão de Vassão do time de autores do jingle NÃO foi informado pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores pro projeto original AmarElo. No entanto, na data de hoje, 18 de outubro, houve um movimento de reivindicações através das redes sociais de que os autores do projeto AmarElo foram usurpados de sua propriedade intelectual na campanha 'Magia Amarela'.Essa informação surpreende Duda Beat e equipe, uma vez que nós somos expressamente contrarios a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais.
Duda Beat reitera seu compromisso com a transparência e a valorização dos profissionais envolvidos em seus projetos. Ela e toda sua equipe lamentam profundamente o dano causado por essa situação e ressalta que, diante desses novos fatos, sua equipe jurídica tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação na faixa.
Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
Equipe Duda Beat".
Publicado por Antonio Dilson Neto | Foto: Reprodução
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
Publicado por Antonio Dilson Neto | Foto: Reprodução
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.