16 Aug 2023
Jovem de comunidade quilombola baiana é selecionada para estágio internacional
“Eu sou a primeira mulher negra da minha família a conseguir entrar em uma universidade pública. Agora passei em um processo seletivo no Fida para estagiar. É uma oportunidade incrível não só para a minha transformação pessoal, mas para abrir caminhos para a efetivação de políticas públicas para a nossa população quilombola”, comemora Pedrina, , que cursa Relações Internacionais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Pedrina conta que a oportunidade é fruto do seu engajamento na comunidade para buscar o fortalecimento de atividades como a do extrativismo sustentável da piaçava, da pesca e do turismo de base comunitária.
A experiência da Comunidade Jatimane foi uma das visitadas por representantes do Fida e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, durante Missão de Supervisão realizada para desenhar o novo projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, o Parceiros da Mata, que irá beneficiar 100 mil famílias, em quatro territórios de identidade do estado.
“Mantivemos contato com ela e, posteriormente, abriu uma possibilidade de estágio, inclusive internacional. Pedrina tem se destacado muito bem nesse início, participando inclusive da segunda missão de preparação do Parceiros da Mata, do qual a comunidade Jatimane está incluída nos territórios que serão atendidos. Estamos muito satisfeitos com o que ela acrescenta para o Fida por colocar em evidência a importância de lideranças jovens e de mulheres quilombolas para o desenvolvimento da Bahia”, destaca o representante do Fida no Brasil, Hardi Vieira.
* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação/CAR.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.