Japão tem alerta de tsunami após terremoto de alta magnitude

redacao@aloalobahia.com

O ano de 2024 começou em clima de tensão no Japão, após emissão, nesta segunda-feira (1º), de alerta para risco de tsunami na costa oeste do país. A decisão do governo japonês foi tomada após uma série de terremotos atingir a região, o mais forte deles de magnitude 7,6.

Em função dos tremores, registrado por volta das 16h10 do horário local (4h10 no horário Brasília), Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul também emitiram alertas por tsunami. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Por quatro horas, autoridades japonesas emitiram alertas de um "grande tsunami" com ondas de até 5 metros para a região. Posteriormente, no início da noite no horário local (8h30 no Brasil), o risco diminuiu para ondas de 3 metros na mesma região.
 
01
Até o momento, não houve registro de tsunamis. Ondas de 1,2 m atingiram a cidade de Wajima, próximo ao epicentro do tremor, sem causar estragos. Ondas menores foram registradas em outras cidades também.

Este é o primeiro grande alerta de tsunami desde a tragédia na usina de Fukushima, em março de 2011, após um terremoto e tsunami atingirem a costa leste japonesa, deixando 20 mil vítimas fatais. A autoridade de regulação nuclear do Japão afirmou que, desta vez, não há risco de vazamento de radioatividade das usinas e nenhuma irregularidade foi registrada.

A Agência Meteorológica do Japão pediu para que as pessoas busquem abrigos seguros e permaneçam neles até a suspensão do alerta.

* Por José Mion, com  informações do g1. Fotos: Kyodo News via AP e Reuters.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias