1 Jan 2024
Japão tem alerta de tsunami após terremoto de alta magnitude

Em função dos tremores, registrado por volta das 16h10 do horário local (4h10 no horário Brasília), Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul também emitiram alertas por tsunami.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Por quatro horas, autoridades japonesas emitiram alertas de um "grande tsunami" com ondas de até 5 metros para a região. Posteriormente, no início da noite no horário local (8h30 no Brasil), o risco diminuiu para ondas de 3 metros na mesma região.
Até o momento, não houve registro de tsunamis. Ondas de 1,2 m atingiram a cidade de Wajima, próximo ao epicentro do tremor, sem causar estragos. Ondas menores foram registradas em outras cidades também.
Este é o primeiro grande alerta de tsunami desde a tragédia na usina de Fukushima, em março de 2011, após um terremoto e tsunami atingirem a costa leste japonesa, deixando 20 mil vítimas fatais. A autoridade de regulação nuclear do Japão afirmou que, desta vez, não há risco de vazamento de radioatividade das usinas e nenhuma irregularidade foi registrada.
A Agência Meteorológica do Japão pediu para que as pessoas busquem abrigos seguros e permaneçam neles até a suspensão do alerta.
* Por José Mion, com informações do g1. Fotos: Kyodo News via AP e Reuters.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.