“Investir na sociedade não é retardar crescimento das empresas”, afirma o especialista em ESG Augusto Cruz

A palestra que abriu a tarde do II Fórum ESG Salvador, nesta quarta-feira (31), foi ministrada pelo escritor, consultor e especialista em ESG Augusto Cruz. A atividade teve como foco o apontamento dos novos desafios com os quais o mercado de trabalho já está tendo que lidar para alcançar o desenvolvimento sustentável nos âmbitos social e ambiental. 

Para Cruz, empresas que não estiverem dispostas a atualizar suas lógicas estão fadadas ao fracasso. “Investir no desenvolvimento da sociedade não é retardar o crescimento das empresas porque se a sociedade cresce, a empresa também cresce”, destaca. 

Dentre as vantagens de uma empresa que investe em diversidade, Cruz aponta o maior índice de criatividade, ambientes de trabalho mais saudáveis e harmônicos, o menor índice de conflitos e a maior possibilidade de desenvolvimento.  
 
HrSWpWu.md.jpg
O consultor e especialista destaca, portanto, a necessidade de inclusão e diversidade, além da atenção com a saúde mental dos colaboradores e o combate aos assédios moral e sexual como pontos-chave. 

“Em 10 anos, a geração Y vai chegar aos comandos dos negócios - hoje ocupados pela geração Baby Boomer - e as gerações millenium e Z não querem trabalhar com lideranças que não sejam inclusivas, que não pensem em diversidade”, aponta Cruz, falando sobre os choques geracionais como desafios no mercado de trabalho. 

Por fim, Cruz defende ainda um maior investimento em educação e uma menor polarização salarial. “Citando Yuval Harari, não adianta termos tecnologia se não há preparo dos profissionais, se não vamos criar uma massa de pessoas irrelevantes”, pontua. “Precisamos cada vez mais de profissionais especializados e não é possível que todos sejam especializados em tudo, então a saída é formar equipes diversas e valorizar as capacidades, remunerando adequadamente”, finaliza. 

O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. 

​​Fotos: Elias Dantas /Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias